O Campeonato Brasileiro de 2021 marca um aspecto importante dentro do Sport: a afirmação de jogadores formados no Leão. Único clube de todo o planeta que já revelou dois artilheiros de Copa do Mundo, o Sport vem utilizando as categorias de base de forma mais massiva nos últimos anos. Algo cobrado e abraçado pelo próprio torcedor e também tonificado com ajuda indireta da CBF, que propagou um calendário de base bem mais cheio e robusto em comparação há alguns anos, em que as competições eram poucas e reduzidas. Mais jogos, maior o fluxo de jogadores aparecendo e sendo potencializados.

A estreia no ano, com um time todo de base, que venceu fácil o Vera Cruz pelo Estadual, era um indício de que 2021 teria um viés de base forte no Maior do Nordeste. E isso é visto em vários cenários dentro do Brasileirão. Começando pela defesa, com Maílson. Leão da Base que já conquistou muitas coisas dentro do Sport, o arqueiro vem se firmando como um dos principais goleiros do futebol brasileiro. Ele é dono da defesa que é a terceira menos vazada e o jogador com mais chutes defendidos, 97 ao todo. Possui também a menor média de gols sofridos, junto a Everson, goleiro do Atlético Mineiro, time que é o atual líder do Campeonato.

Mais um que anda se afirmando e se reencontrou foi o lateral-direito Ewerthon. Jogador com mais gols em sua posição entre todos os grandes clubes de base no ano de 2019, a característica ofensiva vem sendo ‘superada’ por um jogador muito consistente defensivamente. Cada vez mais maduro dentro de campo, o atleta, que joga no Sport desde o Sub-13, soma 476 minutos, 61% em duelos ganhos no chão, 15 desarmes e 19 cortes defensivos.

Do meio para frente, o Sport evoluiu bastante em relação aos números do primeiro turno. E os protagonistas desta evolução também são jogadores criados em casa. Gustavo, ditando o ritmo e apresentando grande futebol, e o centroavante Mikael, artilheiro da equipe na temporada, com 10 gols. No caso de Gustavo, autor do gol do título na conquista do Campeonato Pernambucano Sub-17, em 2019, o meia atende ao futebol moderno e de intensidade alta, conseguindo bons números em índices técnicos: altos percentuais de acertos de drible, passe, bola longa e também nos índices mais combativos: 60% nos duelos pelo chão e 19 desarmes.

“Joguei várias vezes com o Gustavo na base, fomos campeões pernambucanos no Sub-20, em um ano que ele também conquistou o Sub-17, entrando em campo e sendo decisivo nas duas finais no espaço de uma semana. É um jogador de muita qualidade. Temos esse conhecimento de jogar junto também quando subimos, em que não havia tanta minutagem entrando em campo, mas o tempo todo treinando, muitas vezes em atividade de profundidade, que exige entendimento, movimentações. Então, nos conhecemos bem e posso falar também por ele que estamos muito felizes com o momento e com o fato de estar ajudando ao Sport dentro de campo”, declarou recentemente o centroavante Mikael.