Único Clube a revelar dois jogadores artilheiros de Copa do Mundo, o Sport continua sendo um celeiro de atletas vestindo a camisa do Brasil. Dessa vez, os novos nomes são o lateral-direito Lima e o volante Dedezinho, convocados para defender a seleção brasileira Sub-17, nesta quarta-feira (07). Eles vão defender a amarelinha em amistoso diante do México, previstos para o fim de junho.
Os jogadores são dois dos vários destaques do Sport, que pelo segundo ano consecutivo figura na semifinal da Copa do Brasil Sub-17 – torneio que reúne os principais times do país. Na semana passada, inclusive, o Clube recebeu a visita do técnico da seleção, Phelipe Leal, que na ocasião elogiou a estrutura e o trabalho desenvolvido pelo Leão na base.
“Entendo que a convocação dos meninos é mais uma mostra do trabalho sério e correto que temos feito na base do Clube. Desde o ano passado buscamos estruturar, qualificar e profissionalizar mais o departamento e creio que os resultados conquistados são frutos disso”, destacou o presidente Yuri Romão.
“Em 2022 tivemos um investimento recorde nas categorias de base e este ano está provisionado um investimento ainda maior, com uma alocação de recursos cada vez mais inteligente, voltados, fundamentalmente, à infraestrutura, desenvolvimento dos atletas e participação em competições. Acreditamos que esse é o caminho para que possamos fomentar ainda mais a revelação de atletas e render frutos ao Sport”, acrescentou.
Ao longo dos últimos meses, o Sport realizou expressiva melhoria de infraestrutura nas dependências do CT, a fim de promover maior conforto aos jovens jogadores, além de investimento no corpo de profissionais à disposição dos atletas.
Além disso, o Clube havia implementado também cargos até então inéditos no departamento de futebol de base, com a chegada de um executivo profissional para o setor, Rafael Fernandes, um coordenador de captação, Lucas Nóbrega, e larga estruturação do núcleo de saúde.
“Existe um reconhecimento e entendimento de que a base é a saída para a situação financeira do Clube, é o que vai viabilizar a mudança de patamar do Sport. É só lembrar a relevância que a venda de atletas teve para os cofres do Clube no ano passado, por exemplo. Então está muito claro que o investimento na base é a saída para que possamos prosperar”, afirmou João Marcelo Barros, coordenador geral da base do Clube.
“A convocação de Lima e Dedezinho é algo que nos orgulha muito. É reflexo de um desempenho de altíssimo nível não só de agora desses atletas, mas dos últimos anos nas categorias de base do Clube. E assim damos mais um recado que tem sido feito aqui, além de expandir a marca do Sport”, disse Rafael Fernandes, executivo de futebol de base.
Lima e Dedezinho, aliás, já possuem vínculos profissionais junto ao Clube, com validade até 2025, dentro da política de valorização das categorias de base que existe no Sport.
Copa do Brasil sub-17 na rota: #LeõesDaBase embarcam para Curitiba para o jogo de volta da semifinal, diante do Athletico/PR. 🛫 pic.twitter.com/dQPb5BHyqY
— Sport Club do Recife (@sportrecife) June 7, 2023