Depois de alguns amistoso e jogos-treinos, vai começar oficialmente o calendário de 2022 para o grupo Sub-17 do Leão. Na manhã da próxima segunda-feira (28), o elenco embarca no Aeroporto Guararapes rumo a Minas Gerais, onde jogará a Copa Brasileirinho Sub-17, uma das mais reputadas competições de base do país. O Sport estará no grupo 4, com Verdão Austin do Rio de Janeiro, Arena 7 de Minas e o Betim, time que da casa na cidade-sede, que leva o mesmo nome.
Todos os três jogos da primeira fase acontecerão na Arena Vera Cruz, com o time rubro-negro já estreando terça-feira, às 10h30, contra o Verdão Austin. Atual tricampeão pernambucano e campeão da Copa Carpina, conquistas do ano passado, o Sub-17 leonino passa por início de um novo ciclo. Começando, principalmente pela mudança de comando. Depois de vários anos na categoria, Sued Lima assumiu o Sub-20 e deu lugar a Otávio Augusto, técnico de bom trabalho no rival Náutico que foi contratado e estreará pelos Leões da Base de forma oficial justamente no Brasileirinho.
A mudança de ciclo vai além do comando técnico. Passa pela conjectura da comissão técnica, que recebeu o preparador físico Júlio Lima e o auxiliar João Barros, com Victor Brayner permanecendo na análise de desempenho. E vai até aos jogadores, principalmente a geração 2006, considerada uma das melhores da história recente do Clube e que fez a transição depois de ciclo muito vitorioso no Sub-15.
“São dois meses de trabalho para chegar ao Brasileirinho. Tive a felicidade de encontrar duas gerações muito interessantes, a 2005, que fará o segundo ano e a 2006, com jogadores muito promissores que vivem a iniciação na categoria. Em uma competição com grandes clubes do futebol brasileiro, queremos colocar em prática tudo que estamos trabalhando, aferir nosso nível de trabalho vivenciando a competição em uma mescla essencial, que une a qualidade metodológica de preparação com o alto nível de campeonatos que disputaremos nesta temporada, algo que contribui de forma significativa na formação de nossos atletas”, afirmou o Professor Otávio.
Feito bem ele citou, a Copa Brasileirinho contará com grande nível de disputa e grandes camisas na briga pelo título. Até mesmo os clubes não tão conhecidos, são projetos bem referenciados e reconhecidos no universo da base. Além do Sport, camisas de peso como Fluminense, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Vitória e Flamengo estarão presentes, em conjunto aos também da Série A, América Mineiro e Juventude.
Formato de disputa – 12 grupos com quatro times cada. Passam para a fase mata-mata os dois primeiros e os oito melhores terceiros.
Calendário de jogos do Leão
Terça-feira (29/03): Sport x Verdão Austin/RJ – 10h30
Quarta-feira (30/03): Sport x Arena 7/MG – 9h
Quinta-feira (31/03): Sport x Betim – 10h30
Transmissão – Todas as partidas serão televisionadas pela organização da competição e os links serão disponibilizados nas redes sociais oficiais rubro-negras.