Há quatro anos no Sport, o analista de desempenho Saulo Oliveira desempenha hoje a função de integrar a comissão de César Lucena no time sub-20. Tendo chegado ao Leão em 2016 para atuar no futsal rubro-negro junto com Vanildo Neto [técnico do Sport até hoje e também da Seleção Brasileira de Novos], o êxito do projeto foi rápido. Cinco títulos em categorias diferentes, dentre os quais, um nacional, o Brasileirão Sub-15. Foi o pontapé de Saulo no Sport e o empurrão para trabalhar com o futebol de campo.
“Ganhamos praticamente tudo que disputamos no futsal, foi um projeto vencedor, em uma linha de trabalho que envolvia muita integralidade entre as categorias. Acabei recebendo o convite do técnico Daniel Neri para trabalhar com ele no futebol de campo e passei a fazer parte do departamento de base”, conta o analista.
Entre os anos da base, muitas histórias, campeonatos, treinadores com quem trabalhou e, novamente, distinção de categorias. Do sub-13 ao Sub-23 e até no futebol feminino. Vivendo o Clube de modo efetivo, Saulo Oliveira coleciona títulos. Além dos que venceu no salão, a lista foi aumentada nos gramados. Foram 14 conquistas, 11 com os Leões da Base, e três pelo profissional feminino.
“Temos um trabalho com um corpo de profissionais capacitados, que agregam metodologias de treinamentos muito atualizadas e com situações de ajudar os jogadores em evoluírem na condição de tomar decisões, algo crucial nesse processo de formação. Além disso, o Sport é uma instituição que possui um ensinamento fora do campo, buscando, além de jogador, formar também um cidadão.”
Sobre o trabalho no dia a dia, entre períodos no CT e no departamento de base, que fica na Ilha, o analista detalha sua função, baseada principalmente nos aspectos de evolução de atletas e de observar futuros adversários.
“Monitoramos o atleta desde sua chegada conosco, fazendo um banco de dados com toda sua atuação pelas categorias que ele passa. Analisamos tudo, parte física, técnica, mental, sempre com levantamentos quantitativos e qualitativos. Também atuamos no monitoramento de treinos e jogos, além de trabalharmos em cima dos adversários futuros, trazendo o máximo de informações possíveis necessárias.”