Destaques da grande campanha rubro-negra do Sub-17 na Copa do Brasil da categoria, alguns atletas da base do Leão fizeram seus primeiros jogos oficiais pelo elenco Sub-20. Os jogadores foram lançados pelo técnico Sued Lima no último domingo, quando o Sport enfrentou e venceu o Santa Fé por 4 a 0, pelo Estadual.
Além da meritocracia baseada em rendimento, subir os atletas de uma categoria menor também é uma forma de valorizar o que vem sendo feito. Treinador do Sub-17 por muitos anos, Sued Lima conhece bem a realidade e entende que sua função é também oportunizar atletas de gerações mais jovens, principalmente tendo em conta a disputa paralela do Sub-20 com o Brasileiro de Aspirantes.
“Desde que assumi o Sub-20 e o Otávio chegou para o Sub-17 que ficou um claro entendimento de integração, trabalho separado, mas ao mesmo tempo conjunto, visando sempre o melhor para o Sport. Depois da Copa do Brasil, onde tiveram performance excelente, os garotos ainda estão em preparação para outras competições da categoria e resolvemos trazer para o 20, não só pontualmente em jogos, como também no cotidiano, trabalhando e deixando essa transição lá na frente cada vez mais fácil para adaptação deles.”
Comandante do Sub-17, Otávio Ausgusto esteve presente no jogo do Sub-20 para olhar e também apoiar os garotos que estreavam em uma categoria diferente. Para o técnico, o processo de transição bem elaborado é uma vantagem dentro da projeção dos atletas, afirmando também ser algo gradual que vai além dos jogos. “Muito feliz com os meninos atuando no Sub-20 pela primeira vez, com a postura que apresentaram. Ao mesmo tempo, convicto que isso é só mais um passo. Eu recebo jogadores do Sub-15 do Ítalo, que por sua vez recebe do Fábio, que é do Sub-14. A metodologia de transição é um pilar importante para rotação e competividade dos atletas, principalmente no Nordeste, onde as competições são mais curtas”.
Jogadores do Sub-17 em campo pelo Sub-20 no último domingo
Entre os vários atletas do Sub-17, destaque para o meia-atacante Lukas. Ainda com 15 anos, o jogador já somou minutos em categoria bem além do seu ano. Mais destacado ainda, o atacante Kedson, que não só atuou, como conseguiu fazer um dos gols da goleada leonina. O zagueiro Patrick foi o único “17” titular e atuou os 90 minutos. Completando a lista, outros que tiveram minutagem foram Isac, também zagueiro e Ítalo, lateral-direito.
“Sensação muito boa atuar pela primeira vez no Sub-20 em um jogo oficial e ainda conseguir marcar. O Riquelmy já treinando no lá em cima, toda valorização que também tivemos interna, com vários jogadores assinando o primeiro contrato profissional. Tudo que fizemos e continuamos fazendo no dia a dia está sendo visto e isso para um jogador da base é primordial em qualquer lugar”, declarou o rápido Kedson.