Conheça a trajetória de uma das principais jogadoras do Basquete do Leão, Adriana Santos, destaque pelo Sport no Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino, em 1999, este que foi o ponto de partida para incentivar a modalidade no estado.

Natural de São Bernardo do Campo/SP, a atual supervisora da Seleção Brasileira participou da primeira disputa do Sport em um campeonato nacional e fez história com a camisa rubro-negra. Confira a entrevista:

PRIMEIRO CONTATO COM O BASQUETE

“Meu primeiro contato com o basquete foi na cidade onde nasci, na escola. Aos 16 anos quis me tornar uma atleta profissional, quando fui convidada pelas técnicas Maria Helena Cardoso e Heleninha para fazer parte da equipe da Unimep de Piracicaba, deixei minha cidade e parti em busca do meu sonho”.

CHEGADA AO SPORT

“No ano de 1999 o Sport Recife montou uma equipe para disputar o Campeonato Brasileiro, que hoje é a LBF. Na equipe havia eu, Branca, Karina Rodrigues no início e depois chegou Vânia Hernandes, moramos por 4 meses em um hotel no Recife. Ficamos em 3º lugar na competição”.

JOGO INESQUECÍVEL PELO LEÃO

“Jogar no Recife foi uma experiência muito legal, primeiramente por termos uma torcida vinda do futebol que lotava o ginásio, segundo porque era uma novidade na cidade, uma equipe competitiva como aquela, com excelentes atletas e comissão técnica. Então posso dizer que cada jogo que fazíamos dentro do ginásio da Ilha do Retiro era muito emocionante. Os torcedores ficavam muito próximos a quadra, o que fazia de lá um caldeirão …”.

CONVOCAÇÃO PARA A SELEÇÃO

“Fui convocada para a Seleção Brasileira pela primeira vez aos 18 anos. Em 1991, aos 20 anos fui campeã pan-americana em Cuba , 1994 fomos campeãs mundiais, 1996 Prata em Atlanta , 2000 Bronze em Sidney. Foram mais de 12 anos servindo a seleção como atleta, com muita honra pelo meu país”.

PROJETOS FUTUROS

“Projetos tenho muitos (risos). Atualmente, com a seleção brasileira feminina, temos alguns em andamento. No momento estamos com muitas reuniões com a comissão técnica e com a CBB, com um projeto voltado para os formadores do basquete feminino do Brasil e aguardando a volta às quadras para que possamos colocar-lós em prática, sempre lutando pelo melhor para o basquete feminino do Brasil”.

INCENTIVO PARA AS ATUAIS ATLETAS DO BASQUETE LEONINO

“Para as jovens atletas do Leão eu diria que a melhor coisa a fazer é que elas treinem muito, sempre com prazer, amor e alegria naquilo que estão fazendo. é preciso muita dedicação, mas posso garantir que é muito prazeroso quando temos a recompensa de todo nosso esforço… Nunca desista dos seus sonhos! Grande beijo a todos Pernambucanos!”.