Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (22), o Sport apresentou ações e projetos voltados para uma parcela dos rubro-negros e rubro-negras espalhados pelo País e pelo mundo, que, por vezes, não tem sua visibilidade na nossa torcida e muito menos acolho nas arquibancadas, como a comunidade LBGTQIA+, os deficientes e crianças com espectro autista, por exemplo.

Em entrevista, a Vice-presidente de Diversidade e Inclusão do Leão, Roberta Negrini, e o Diretor da pasta, Gabriel Augusto, apresentaram frentes de atuação em diversas áreas do Clube, como capacitação para funcionários sobre os temas, facilidades de inclusão de nome social e dependentes homoafetivos no quadro associativo, além de garantir estrutura no Clube para que pessoas com certas limitações possam ter direito a assistir os jogos no estádio, como pessoas com deficiência física ou cognitiva, além algumas doenças como o autismo, paralisia cerebral, entre outras.

Algumas ações já estão em curso, como um manifesto em favor da diversidade na entrada do Clube, em lugar de destaque, a pintura de dois espaços da Ilha do Retiro com intervenções artísticas que tragam à tona a temática do Sport Livre e do Futebol Arte. Além do calendário de capacitações para funcionários e dirigentes do Clube para conscientização sobre temática e ações para maior inclusão no Sport Club do Recife.

“Nossa missão é trazer para dentro do Sport uma gama de pessoas que são apaixonados por esse Clube e não se sentem acolhidas no estádio de futebol ou na Ilha do Retiro, enquanto espaço de convivência. Essa visibilidade é nossa meta, que essas pessoas possam ser vistas e respeitadas no convívio do Sport Club do Recife e, com o passar do tempo, esse espaço possa ser de fato de todos”, afirmou Roberta Negrini.

“É importante lembrar que a iniciativa de criação dessa pasta é datada de dezembro de 2020, portanto anterior ao caso de Gil do Vigor, o que corrobora que essas ações a que estamos nos propondo a por em prática são urgentes na nossa sociedade e também aqui no Sport Club do Recife. Vale ressaltar também que eram ações já previstas na plataforma de campanha da atual gestão, mas só puderam ser colocadas em prática nos últimos meses, após a vitória nas eleições de 2021 em julho passado”, acrescentou o Diretor da pasta, Gabriel Augusto.

Cláusulas contratuais antirracismo e anti homofobia em todos os contratos de funcionários e atletas para 2022

“Todos os contratos de colaboradores e atletas em 2022 têm cláusulas antirracistas e anti homofobia. No nosso caso, iremos além da questão do racismo e também da homofobia. Não admitimos que isso ocorra nos nossos ambientes”, disse Roberta.

Capacitação e orientação para funcionários, jogadores e dirigentes

“Uma capacitação anti lgbtfobia para nossos colaboradores, diretoria e atletas será realizada na próxima quarta-feira. É um tema novo, nem tudo é preconceito, mas, às vezes, falta informação, como se comportar. Então, essa capacitação é um presente do Centro Estadual de Homofobia do Governo. Queremos que isso vire uma cultura, que olhemos isso de forma responsável”.

“Sport Livre” liberdade viver o Sport e vestir a camisa

Será criado um plano de sócio: “Sport Livre”, que vai permitir que uma série de alterações possa ocorrer no acesso ao quadro associativo, como inclusão de nome social, bem como de dependentes homoafetivos, entre outros. Além disso, parceria com a loja oficial do Clube, a Cazá do Sport, será criada uma coleção especial com uma pegada mais livre, parte dos recursos da venda desse material será revertida para as ações do departamento e suas pautas.

“Para quem ela se destina? Todas aquelas pessoas que não se sentem representadas nas categorias de sócio que o Sport tem. Por exemplo, uma mulher lésbica que não se sente representada, ou uma mãe com um filho autista que não sabe qual a pessoa que está ao lado e não acha aquele lugar disponível ao filho. Então, essa categoria vai propiciar um espaço adequado para o Sport recebê-los. Esse espaço, a partir do momento que a pessoa se associa, assina um termo que respeita integralmente as pessoas ao lado”.

Arte para incluir e se comunicar

“Teremos dois muros que terão arte em pouco tempo, 15 artistas irão expressar suas perspectivas de futebol arte, sempre com temas positivos (no muro do lado de fora, na Avenida Beira-Rio). E a ideia é que seja uma arte a céu aberto, serão artistas locais e haverá um dia específico, super interativo. E teremos outro muro, da parte dentro, próximo ao avião, na sede, e a ideia é que seja um muro dedicado à diversidade.

Manifesto na entrada do clube, no último sábado 

“Instalamos um painel na entrada do clube, um manifesto, que é a representatividade que acreditamos e queremos lutar para que aconteça. É um marco para a gente, diria que expõe a vontade que temos de fazer um futebol diferente. Teremos também uma camisa comemorativa do manifesto para quem acredita nesse sonho de fazer um futebol mais plural”.

Dia da Diversidade

“No dia 17 de maio de 2022 teremos um dia especial da diversidade e orgulho gay, no qual abriremos as portas e iniciativas. Teremos jogos, interações entre a comunidade LGBTQIA+ e queremos convidar que seja um dia simbólico. A gente, de fato, sim, queremos que seja um marco porque o principal é mostrar essa pluralidade do Sport”.

Espaço Livre e para todos

“É mais do que necessária e urgente é termos um espaço dedicado ao acolhimento de mulheres, populações GLBT, negros, pessoas que se sentem pouco representados ou acolhidos. Então, essa sala da diversidade terá uma assistente social, onde ela prestará um acolhimento sobre algo que aconteça nas nossas independências. Será um primeiro acolhimento para essas pessoas sejam encaminhadas a órgãos estaduais. Imagine uma mulher que vem para um jogo e de alguma forma se sente violentada?  Buscamos que as pessoas se sintam bem recebidas na Ilha do Retiro. Então, se ocorrer algum imprevisto, que ela tenha para onde correr, no início de 2022. Também teremos um espaço para amamentação. Atendemos aqui várias mães diariamente, que trazem os filhos para praticar esportes e vêm com um recém-nascido. Esse espaço também será dedicado a isso”, acrescentou Roberta.

Para acompanhar mais ações e projetos no vídeo da coletiva, com a entrevista completa na TV Sport