O ano de 2021 é especial para o Sport e sua centenária história. Único clube de todo o mundo a revelar dois artilheiros de Copa do Mundo, o Leão comemora os 100 anos de Ademir Menezes, o primeiro desses grandes artilheiros que ajudaram a escrever muitas páginas de nossa rica tradição. Lenda do futebol brasileiro e mundial, o Queixada nasceu em Recife no dia 8 de novembro de 1921 e os caminhos o levaram ao Sport em 1938.

Dos campos de pelada no Pina, para a glória eterna! No Leão, ainda com idade de infanto-juvenil, conquistou na base os dois primeiros títulos vestindo o manto leonino. Conseguiria o maior feito pelo o Sport quando em 1941, com apenas 18 anos, tornou-se dono e artilheiro do time na conquista invicta do Campeonato Pernambucano profissional daquela temporada. Feito enorme para um jogador tão jovem.

Nove anos após, já consolidado como estrela do futebol brasileiro, tornou-se artilheiro novamente. Mas da Copa do Mundo de 1950, levando para casa a ainda nos dias atuais super tradicional e mística bota de ouro. Ademir Menezes nos deixou em 1996 e sua existência foi, é, e sempre será um grande marco na história de tudo que ele foi envolvido: no Sport, no Vasco da Gama, na Seleção Brasileira e no futebol mundial.

Apaixonado confesso pelo o Sport, algo que reafirmava repetidamente nas entrevistas que dava, celebrar seu centenário será um objetivo do Maior do Nordeste, que tem e vive a eternidade de Ademir até hoje, firmada em uma Estátua na entrada da Ilha do Retiro.

No jogo da próxima quarta-feira, diante do América-MG, o Clube prepara uma série de ações e homenagens ao nosso grande artilheiro.