O Sport já sabe quem vai enfrentar na estreia da Copa do Brasil 2024. Em sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o Leão caiu no grupo 23 e vai encarar o Trem-AP, em Macapá. As duas equipes farão confronto único e o Rubro-negro pernambucano joga pelo empate para avançar de fase. Essa será a primeira vez que as duas equipes se enfrentam numa competição oficial. Antes, em  1960, num amistoso realizado no Macapá, o Leão venceu o Trem, por 2×0, com gols de Bé e Marques*.

Conseguindo a sua classificação, o Sport vai enfrentar na segunda fase o vencedor do duelo entre Murici-AL x Confiança-SE. As datas dessas partidas ainda serão divulgadas pela CBF, mas sabe-se que vão acontecer em fevereiro.

Essa será a 36ª edição da Copa do Brasil. Logo no primeiro ano, em 1989, o Sport chegou na final, perdendo o título para o Grêmio. O Rubro-negro chegou às semifinais da competição duas vezes, em 1992 e em 2003.

Mas em 2008, a história foi diferente. O Leão fez uma campanha irrepreensível, levantando a taça. O Rubro-negro foi eliminando grandes clubes do futebol brasileiro, chegando na final mais uma vez. Contra o Corinthians,  dois duelos recheados de emoção. No primeiro, em São Paulo, o Sport, por 3×1. No segundo, numa Ilha do Retiro completamente lotada de rubro-negros emocionados, o Leão deu o troco: venceu por 2×0 e ficou com a taça.

*Fonte: Livro Sport – Retrospecto 1960 a 1979, de Carlos Celso Cordeiro e Luciano Guedes Cordeiro.