Quem esteve na Ilha do Retiro no dia 7 de fevereiro de 1988, quando o Sport venceu o Guarani, por 1×0, e levantou a taça de campeão brasileiro de 1987,  certamente não imaginaria que a decisão se estendesse por tantos anos. Nesses 36 anos, o Leão já perdeu as contas de quantas vezes venceu, juridicamente, o Flamengo, que segue insistindo em ser reconhecido como campeão brasileiro de 87.

Na tarde desta quarta-feira (12), o Sport obteve mais um triunfo.  O clube carioca teve sua ação julgada no Superior Tribuna de Justiça (STJ).  O processo foi submetido à Segunda Seção, a qual, por unanimidade, entendeu que essa discussão não cabia ao STJ, remetendo ao STF, a última instância. O Sport foi representado pelo Vice Presidente Jurídico, Rodrigo Guedes, que estava na sessão de julgamento.

Como bem diz a canção composta pelo grande rubro-negro Eunitônio Edir Pereira: “No gramado venceu contra quem jogou. E nos tribunais deu em quem fugiu. Saudemos com orgulho e destemor: Sport, campeão do Brasil!”.