O Departamento de Tecnologia da Informação do Sport passou por uma reestruturação completa nos quadros de replicações de rede, reforma na sala de atuação, onde operam os servidores do Clube, e conectividade em toda a área do estádio da Ilha do Retiro. Para que isso acontecesse, a umTelecom, parceira do Sport, fez todos esses serviços permutando tudo por mídias do Clube.
De acordo com o Vice-Presidente do setor, Matheus Souto Maior, hoje, o Clube depende diretamente da TI para a operação fluir com naturalidade. “A sala de TI comporta nossos servidores, nossa equipe de tecnologia e é onde decidimos boa parte do futuro do Clube. Essa reestruturação da sala só foi possível por conta da competente gestão que é comandada por Marcílio Galdino e por um grande parceiro de tecnologia do Sport, a umTelecom. Sem eles, não teríamos executado essa reestruturação”, ressaltou.
Em números, o Sport possui quase 200 dispositivos rodando em suas redes, 200 pessoas que utilizam diariamente desses serviços, sendo 8 redes internas diferentes com 5 km de fibras óticas em todo o Centro de Treinamento e Clube. Além da operação de 50 câmeras de monitoramento do Clube em tempo real, links redundantes para garantir toda a operação diária e mais de 10 parceiros diretos de serviços de tecnologia.
Fora isso, a equipe interna do departamento fornece suporte à operação em dias de jogos e apoio ao uso dos sistemas de retaguarda do Clube: financeiro, contábil, fiscal, folha de pagamento, compras e almoxarifado.
Ainda este ano, está prevista a mudança da fibra ótica e melhoria de conectividade também no Centro de Treinamento, incluindo o hotel que acolhe os jogadores e comissão técnica e o alojamento dos juniores.
“Isso vai possibilitar que todos os profissionais que trabalham no Clube e no CT, e que dependem da Internet, se sintam melhor atendidos, além de facilitar a vida de todos os outros usuários de nossos serviços, sejam eles da imprensa, visitantes e terceiros em geral”, disse Matheus.
O Sport pretende, ainda, oferecer internet a todos os sócios em dia nas instalações da Ilha. O projeto ainda está em fase de estudo e em breve deve ser colocado em testes.